Sobre o Projeto:

Neste ano de centenário da imigração japonesa no Brasil, idealizamos o projeto Okinawa do Brasil. Trata-se de um documentário que tem como objetivo contar a história do imigrante de Okinawa no Brasil, narrada pelos próprios imigrantes e seus descendentes, e que pretende contribuir para a reflexão sobre o futuro da comunidade uchinanchu no país e sobre o lugar da tradição no contexto da globalização.

A idéia do documentário surge da percepção de que nossos odiisans têm muita história para contar e são raras as vezes que nós, jovens, sentamos para escutá-las.  Consideramos essencial resgatar e registrar as histórias de vida e memória oral dos nossos odiisans imigrantes que são, de alguma maneira, a nossa história. O documentário é um meio privilegiado para isso, porque permite apresentar as trajetórias de vida contadas pelos próprios imigrantes, enriquecidas com imagens e outros depoimentos, além de ter uma capacidade de difusão evidente.

Entendemos que o projeto é uma boa oportunidade para introduzir ao público brasileiro e nipo-brasileiro as particularidades da cultura uchinanchu e as especificidades geradas pelo seu processo de integração no país. Por isso, pretendemos divulgar o filme não só na comunidade japonesa, mas também em festivais e mostras         que atinjam um público mais amplo (como, por exemplo, o Festival Internacional do Documentário “É Tudo Verdade” realizado anualmente em diversas cidades brasileiras).

Esperamos, por fim, gerar um ambiente de troca entre gerações e entre culturas, essencial para a construção da identidade do okinawano, mas também imprescindível para a reinvenção da nossa cultura hoje.

6 Respostas to “Sobre o Projeto:”

  1. Rodrigo Mendes Leme Says:

    Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa do documentário.
    No caso, existe uma estimativa de quando ele estará pronto?
    Apesar de não ser descendente de okinawanos, interesso-me pela cultura, e pretendo comprar uma cópia do documentário assim que estiver disponível (suponho que vocês pretendam lançá-lo em DVD também, estou correto?).

    Atenciosamente,
    Rodrigo Leme

    • okinawabrasil Says:

      Caro Rodrigo, muito obrigado pelo seu comentário.
      Esperamos lançar o filme até o final deste ano e certamente faremos cópias em DVD. Por favor, acompanhe o nosso blog para ficar a par de tudo.
      Um grande abraço,

      Victor Kanashiro

  2. Marcia Uehara Says:

    Gostei do projeto. Sou de Campinas, caso queira alguma informação/ajuda. Meus primos na Argentina fizeram trabalho semelhante, porém conjugando a história da imigração Okinawana com a vida de meu tio-avô. Caso queiram conhecer:

    http://www.elenauehara.com.ar/fliaokinarg/index.html

    Abçs e sucesso! Márcia Uehara

    • okinawabrasil Says:

      Que interessanets estas fotos Marcia, conhecer nossos parentes lá da Argentina…é impressionante como os rostos são familiares não?
      Olha, o Victor estuda e mora em Campinas, qualquer dia vcs poderiam marcar de se conhecer por ai. Em que você trabalha Marcia?
      abs

  3. Marcia Uehara Says:

    Podemos nos encontrar sim…tenho fotos ótimas no meu facebook de 1922, de meu avô quando veio de Okinawa, me add lá. Estamos fazendo a nossa árvore genealógica e temos um grupo familiar no Facebook com 46 membros em vários países (Brasil, Argentina, Mexico, EUA, Venezuela, Japão, Austrália…), todos com a mesma origem em comum, nossos avós eram todos irmãos. Sou empresária da área de TI. abçs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: