Okinawa de 1930 – Parte 1

Este vídeo foi coletado no Okinawa Prefectural Archives no contexto da pesquisa de material histórico para o nosso projeto. O vídeo original data de 1936, é mudo, tem 51 minutos e é um dos raros a conter imagens de Okinawa do pré-guerra.
O Okinawa Prefectural Archives, fundado em 1995, está localizado na cidade de Haebaru, em Okinawa. Seu acervo mantém à disposição do público documentos, fotos, livros e materiais audiovisuais que vão desde a período do Reino de Ryukyu até os dias atuais, passando pelo período de adminstração americana da ilha.
Minha passagem por lá me permitiu ver fotos e vídeos de Okinawa da época em que meu avô ainda morava lá, dando maior concretude a um passado de poucas imagens para seus descendentes.
Fez-me também perceber a importância de um arquivo desta natureza e pensar que registrar nossa própria história tem um valor inestimável.
Além desse vídeo, consegui coletar fotos, documentos e outros vídeos desta época e da batalha de Okinawa que, certamente, ilustrarão nosso documentário.
Faço um agradecimento especial para meu tutor Tatsuya Nagamine, do Departamento de Paz, Intercâmbio e Igualdade de Gênero da Prefeitura Municipal de Naha, que além de ter se tornado um grande amigo, foi fundamental para que este material fosse coletado, uma vez que o meu japonês ainda não dá pra ler nem placa de ônibus.
A música do vídeo é de Mariko Nakahira.

Quem tiver interesse pode visitar o site do Arquivo (www.archives.pref.okinawa.jp/en/) que contém mais vídeos e imagens da história de Okinawa online.

Victor Kanashiro

Uma resposta to “Okinawa de 1930 – Parte 1”

  1. edemilson nagamine Says:

    muito importante para a cultura dos descendentes d e utinanchús do
    Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: